Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Oque fazer em Cabo Frio

Bairro Passagem

O bairro Passagem ainda mantém características da época da fundação da cidade, pois ali surgiram as primeiras construções como o Largo de São Benedito e a Igreja de São Benedito. O Largo está situado na margem de restinga do Canal do Itajurú onde os pescadores estendiam suas redes e observavam os barcos ancorados em frente. É a área de povoação portuguesa mais antiga de Cabo Frio e o único núcleo urbano entre 1616 e 1660. Sua denominação provém do ponto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias que atravessavam o Canal do Itajurú.

Leia mais »

Museu de Arte Religiosa e Tradicional

Fundado em 1982, o acervo é constituído em sua maioria por imagens em terracota e madeira policromada dos séculos XVII e XVIII. Indumentárias religiosas. Funciona no prédio do Convento de N. Sra. dos Anjos que fica no Conjunto Arquitetônico N. Sra. dos Anjos.

Leia mais »

Museu e escultura de Carlos Scliar

Rendendo tributos a Carlos Scliar, grande artista plástico que elevou o nome do país internacionalmente, sua imagem foi imortalizada em frente ao Canal Itajuru. Na forma de uma escultura, o monumento retrata a descontração como o artista fazia seus rabiscos em Cabo Frio. Fica em frente ao Museu Carlos Scliar.

Leia mais »

Biblioteca Municipal Pública

Leva o nome do professor Walter Nogueira que em 1964, doou 1000 volumes para a criação do acervo. Hoje conta com aproximadamente 45 mil volumes de assuntos variados, com empréstimos de livros. Já funcionou no Charitas, no Fórum e agora habita um prédio centenário de 1779, próximo ao Canal do Itajuru na praça D. Pedro II no centro.

Leia mais »

Anjo Caído

Situado nas águas do Canal do Itajurú, no bairro Portinho, a escultura do Anjo Caído foi erguida em 1907 para assinalar a abertura do canal artificial de Leger Palmer, que veio facilitar o escoamento da produção de sal da Laguna de Araruama, realizada na época, através das barcaças à vela. Monumento de inspiração clássica representa a Deusa da Vitória, alada sobre uma coluna com nove metros de altura, com capitel em estilo coríntio. Com o passar do tempo, a força das correntezas das águas inclinou a coluna de modo acentuado, motivando o nome popular de ‘Anjo Caído’.

Leia mais »

Ponte Feliciano Sodré

Inaugurada em 1926, transformou-se em marco na construção, representando o maior vão livre do país e durante décadas, a única porta de entrada da cidade. Liga o centro a Gamboa sobre o Canal do Itajuru. Devido ao crescimento da cidade uma nova ponte foi construída para desafogar o trânsito na ponte.

Leia mais »